Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

domingo, 14 de novembro de 2010

Movimentos pró-bike se unem, crescem e aparecem ao redor do mundo

A Bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, que começou a tomar as ruas de São Franscisco nos EUA no início dos anos 90. Atualmente, as pedaladas – evento tradicionalmente organizado na última sexta-feira, nos quais os ciclitas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas – acontecem em 24 estados brasileiros.


Massa Crítica do Dia das Bruxas em Porto Alegre
 
Em Porto Alegre, a Massa Crítica de outubro teve distribuição dos adesivos de 1 Carro a Menos. Melissa Webster conta que o evento foi o primeiro do horário de verão, novidade que estimulou mais pessoas a participar.

“Alguns foram fantasiados com temas de Halloween, pois dois dias depois foi o Dia das Bruxas. O adesivo 1 Carro a Menos foi bem recebido pelos ciclistas, que acharam muito legal um blog de outro estado mandar para nós, e de graça. Geralmente as Massas de Porto Alegre duram no máximo uma hora e meia, mas essa durou mais, pois fizemos novos percursos”, lembra Melissa.


Participante do Massa Crítica de POA usando o adesivo
 Lívia Araújo participa da Massa Crítica desde julho, mas usa a bicicleta como meio de transporte diário em Porto Alegre há dois anos. “Gosto de participar da bicicletada porque, ao mesmo tempo em que exerço minha liberdade de ir e vir da maneira que eu quero e amparada pela lei (artigo 58 do Código Brasileiro de Trânsito), posso dar o exemplo a outras pessoas e mostrar que é possível, sim, não ter de recorrer ao carro para me deslocar pela cidade”, frisa.

No Rio de Janeiro, as bicicletadas, ao estilo Critical Mass, são promovidas em oito cidades. Na capital, as bikes saem da Cinelândia, toda última sexta-feira do mês às 18h30. Na Internet, anunciam: “Venham de bicicleta/patins/skate/patinete/à pé. Ou qualquer veículo movido à energia humana”.

A ideia está se disseminando rapidamente, nos quatro cantos do mundo, principalmente se contarmos outros eventos que se inspiraram na proposta da Critical Mass e da Bicicletada.

Nenhum comentário: