Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pesquisa mostra que ciclistas vivem mais


Ciclistas ganham de 3 a 14 meses de vida
A Utrecht University, na Holanda, concluiu, em recente pesquisa, que andar de bicicleta traz enormes benefícios à saúde, mesmo levando em consideração a possibilidade de acidentes e da exposição à poluição do ar, quando se pratica esta atividade.
O universo abordado pela pesquisa foi o da região dos Países Baixos, onde o uso da bicicleta é amplamente incentivado e há estrutura para esse transporte ecológico. A conclusão dos pesquisadores mostra que os indivíduos que optam pelo uso frequente da bicicleta ganham de 3 a 14 meses de vida. Em contrapartida, a inalação de gases poluentes e o risco de acidentes de trânsito representam de 5 a 40 dias perdidos. A balança pende, sem dúvida nenhuma, para os benefícios que acompanham as bikes.
Além de ajudar a evitar problemas cardiovasculares, pedalar também auxilia no controle do peso corporal e na aptidão cardiorrespiratória. A musculatura das pernas, bastante exigida, também é melhorada com a prática.
Principalmente na época de verão, recomenda-se o uso de roupas adequadas, cuidados com a hidratação e nunca se exercitar em jejum. O uso de protetor solar e do capacete, quando se disputa espaço com os carros, é essencial.

Nenhum comentário: