Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

22 de abril. O dia de descobrir sua bicicleta.


22 de abril é o dia do nosso descobrimento e também o dia da Terra. Será uma semana inteira de atividades, protestos e comemorações mundo afora. Algumas castástrofes ambientais recentes, como as chuvas no Rio e Niterói, têm chamado a atenção e dão sinais de que essa semana da Terra deve ser uma das mais comentadas dos últimos tempos. Ou pelo menos deveria.

Aproveite a semana para “descobrir” sua bicicleta na garagem. Skate, patins e uma boa caminhada também valem. Não que ninguém vá sair de bicicleta em plena quinta-feira, mas isso pode ser feito na véspera, já que dia 21 é feriado. O planeta merece sua homenagem.
O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970, quando o então senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto contra a poluição. O protesto foi coordenado nacionalmente por Denis Hayes. Naquele dia mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos se engajaram para manifestar sua preocupação com a degradação ambiental. Duas coisas me chamaram atenção sobre este fato: dele ter sido proposto por um político; e dele ter nascido num dos países que mais poluem.

A partir de 1990, o dia foi adotado mundialmente como o Dia da Terra dando um grande impulso para o assunto e ajudando a preparar o caminho para a ECO 92. Acesse www.earthday.org.
Aliás, durante a conferência no Rio, uma menina chamada Severn Suzuki fez um discurso que vale a pena assistir.



 

Lembra dela? Discurso bem atual, não acha?

[Marcio]