sexta-feira, 22 de outubro de 2010
CONTRA O LIXO: A GARIBIKE
Não é nada fácil manter limpo e asseado o pátio de uma escola. Os zeladores suam, exaustos, lutando com vassouras e pás, contra a sujeirada das crianças e seus lanches. Observando o trabalho duro e repetitivo dessa turma, as alunas Manoela Laffitte Bueno e Rafaella Keppen, do Ensino Médio, do Colégio Positivo, de Curitiba, inventaram a garibike _ uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada este mês, em várias capitais do Brasil.
A garibike é uma bicicleta com coletor acoplado, que funciona com vassouras do tipo feiticeira. O equipamento permite que o gari recolha o lixo apenas passando com a bicicleta sobre ele.
O projeto Garibike foi um dos melhores colocados na Mostra de Soluções para uma Vida Melhor do Colégio Positivo em 2009 e, por isso, conquistou uma vaga para participar da Febrace 2010, realizada em março. Na Febrace, o trabalho recebeu o prêmio Inovação da empresa Whirlpool Latin America, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos da América Latina. Como prêmio, a Whirlpool doou um aspirador, para ser colocado no lugar da vassoura manual.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo promover atividades de divulgação científica em todo o país. Este ano, os eventos tiveram como tema a ciência para o desenvolvimento sustentável.
domingo, 17 de outubro de 2010
NOVAS CICLOVIAS NA ZONA OESTE
Começaram as obras para construção de 23 quilômetros de novas ciclovias na Zona Oeste. O trabalho deve durar oito meses, a um custo de R$ 19 milhões.
- A maior parte das ciclovias hoje no Rio de Janeiro é para lazer, como as da Zona Sul, mas essa é direcionada ao trabalhador. Ela terá uma função vital para valorizar o transporte alternativo - afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Com a construção desses trechos, a região passa a ter a maior malha de ciclovia contínua da cidade, que vai interligar sete bairros, totalizando 50 quilômetros. Na Zona Oeste, 53% dos moradores usam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, e 75% das pessoas que precisam de dois meios de transporte para chegar ao serviço utilizam a bicicleta como opção de integração. O projeto vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas.
- A maior parte das ciclovias hoje no Rio de Janeiro é para lazer, como as da Zona Sul, mas essa é direcionada ao trabalhador. Ela terá uma função vital para valorizar o transporte alternativo - afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Com a construção desses trechos, a região passa a ter a maior malha de ciclovia contínua da cidade, que vai interligar sete bairros, totalizando 50 quilômetros. Na Zona Oeste, 53% dos moradores usam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, e 75% das pessoas que precisam de dois meios de transporte para chegar ao serviço utilizam a bicicleta como opção de integração. O projeto vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas.
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