Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

sábado, 11 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro: 22/09/2010

No próximo dia 22, uma quarta-feira, será o Dia Mundial sem Carro. Os cariocas já começaram a se mobilizar para ir ao trabalho nesta data a pé, de bicicleta ou de ônibus/metrô.

A prefeitura do Rio ainda não divulgou se repetirá o decreto de 2009 que proibiu o estacionamento no quadrilátero que tem como limite a Rua Santa Luzia, a Avenida Presidente Antônio Carlos, a Rua da Assembleia e a Avenida Rio Branco, no Centro. Estamos na torcida para que esta e outras ações sejam tomadas novamente. Vamos aguardar as decisões dos próximos dias.

O Dia Mundial sem carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelos demais continentes. Trata-se de um manifesto para chamar atenção sobre os problemas causados pelo uso excessivo de automóveis e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis. O projeto 1 Carro A Menos gostaria que seus seguidores abraçassem esta causa no dia 22.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Todos trabalhados na bicicleta



Nos últimos dias, lendo notícias na Internet, jornais, revistas e assistindo à televisão, percebi que as bikes estão no auge da moda. Para a temporada primavera-verão carioca, será a grande tendência ditada pelas ruas e ciclovias.
Só para se ter ideia, vou fazer um pequeno resumo do que tenho visto de interessante e de in, ‘bicicletamente’ falando.
No finalzinho do mês de agosto saiu na Revista O Globo, encartada aos domingos no jornal de mesmo nome, uma matéria contando a história do bloco das bikes, em que os foliões enfeitam suas bicicletas e se fantasiam para percorrer o trecho do Horto à Urca ao som de marchinhas, MPB, funk e hip hop. Estilo supercarioca...
Atriz Ellen Page no Cycle Chic
Esta festa ciclística foi batizada de Passeio Completo e inspirada no Cycle Chic que nasceu em Copenhague, na Dinamarca. O movimento fashion sob duas rodas já se espalhou para outras partes do mundo, inclusive São Paulo e na semana passada, foi tema do GNT Fashion, reportagem sob a assinatura da grife Mariana Weickert.
Também na semana passada, saiu no jornal de Bairros do Globo Zona Sul, uma matéria mostrando a rotina dos cariocas que fazem tudo de bicicleta. Pelo visto, esta moda (do bem) já pegou por aqui.
Além de meio de transporte não poluente, no Rio, a bike é um motivo a mais para curtirmos a paisagem e os amigos sob a luz do sol ou da lua. O SulAmérica Night Bikers tem unido centenas de pessoas durante os passeios ciclísticos noturnos realizados na orla do Leblon ao Leme.
Como diriam as blogueiras de moda, os cariocas estão ficando cada vez mais trabalhados na bicicleta.

[Adriana]