Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Federação de Ciclismo do Estado realiza o maior evento ciclístico da América Latina

As atividades da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz começam neste domingo, às 8 horas da manhã, com 30 mil ciclistas na orla do Rio. Este grande passeio tomará conta do percurso entre o começo do Aterro do Flamengo até a Praia do Leme.

Domingo acontece a 22ª edição do evento "UM DIA SEM CARRO, que terá a duração de aproximadamente 6 horas. Pela segunda vez na cidade Rio - as outras edições aconteceram em Niterói e em menor proporção - o evento UM DIA SEM CARRO tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir a utilização do automóvel e assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas.

Fernanda Keller, madrinha do evento, e Dani Genovesi, campeã da maior competição do Ciclismo Mundial, a Race Across America de 2009, já confirmaram presença. As atletas acompanharão o passeio de cima do trio elétrico que abrirá caminho para os participantes.

O evento terá show com os atletas de freestyle Robson de Paula e Wendel Bastos e sorteará 20 bicicletas Caloi 21 marchas e 20 livros Bicicleta - a Cara do Rio.

Para garantir a segurança, o passeio contará com 100 pessoas de apoio, cordão de isolamento, e 'caminhões vassoura' que irão recolher e consertar as bicicletas com defeito, além de ambulâncias e ciclistas-médicos.

O Dia Mundial Sem Carro (que será comemorado no dia 22, quarta) foi idealizado na França, na década de 1990, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Prefeitura divulga ações do Dia Mundial Sem Carro

O secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, e o Secretário de Transportes, Alexandre Sansão, apresentam hoje no Palácio da Cidade as ações que a Prefeitura do Rio vai promover no DIA MUNDIAL SEM CARRO, na próxima quarta-feira, dia 22 de setembro. Na semana passada, o projeto 1 Carro a Menos já havia mencionado a adesão da Prefeitura ao movimento.

A data é comemorada simultaneamente em diversas metrópoles do Planeta para conscientizar as pessoas sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte, priorizando os ecologicamente corretos. Entre as medidas que serão adotadas está a proibição de estacionamento de carros e motos em diversas ruas do Centro. Com isso, a Prefeitura calcula que cerca de 2.100 veículos vão deixar de estacionar e circular no Centro da Cidade neste dia.
Além disso, serão divulgadas as ruas dos bairros da cidade que terão que implantar novas zonas 30, que significa a limitação da velocidade 30km/h e permite o tráfego de bicicletas e veículos em uma mesma via.
As secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Cultura, entre outras, estarão envolvidas durante o DIA MUNDIAL SEM CARRO promovendo atividades de lazer, cultura e prevenção de saúde com a população e com alunos da rede municipal.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Depoimento de uma moradora do Recreio



Eu, Daniela, estou morando no Recreio há um ano depois de uma temporada em SP, e uma das boas surpresas que tive logo ao chegar foi descobrir um bairro bem amigo dos ciclistas. Quase todos os pontos comerciais têm bicicletário na porta, e as ruas planas e pouco movimentadas são perfeitas pra pedalar. Eu (que passei a temporada em São Paulo pedalando só nos parques, com medo de encarar o trânsito) tenho resolvido as coisas do dia-a-dia na minha bike - banco, correios, papelaria, praia, mercado, dentro do bairro é tudo de bicicleta. É uma pena que não dê para arriscar trajetos mais longos, porque (como no Rio de forma geral) faltam ciclovias mais "utilitárias" e que não atendam só ao lazer à beira-mar. Quando trabalhei na Barra da Tijuca eu fiz planos de ir até lá pedalando, mas a infraestrutura não ajuda: pela Av. das Américas o longo trecho sem ciclovia, sem calçadas ou sequer acostamentos entre o Condomínio Pedra de Itaúna e o Barrashopping afugenta os ciclistas por causa do trânsito pesado (infelizmente eu já vi acidentes envolvendo bicicletas neste 1 ano passando ali regularmente), e embora a ciclovia da praia siga sem interrupções desde a Macumba até o Pepê, o trecho que passa pela Praia da Reserva não tem sinalização ou iluminação, e a pista abaixo do nível dos carros e escondida pela vegetação em boa parte do trajeto põe em risco a segurança de quem pedala por ali.


As minhas duas filhas se empolgaram com a campanha do "1 Carro a Menos" e também e quiseram adesivar e fotografar as suas bicicletas. A maior, de 9, está começando a aderir à bike como transporte para ir à escola e à pracinha. A menor (de 4) também é bicicleteira - já aposentou as rodinhas na sua aro 16, e pros trajetos que ainda não consegue acompanhar ela tem lugar garantido na cadeirinha da minha garupa.
Mudamos pra cá sem carro e está nos planos voltar a ter um, mas com ou sem carro o lugar que as bicicletas conquistaram na nossa rotina certamente não vai mudar!

[Daniela Dias]