Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pedalando na chuva em segurança


Alô, galera do pedal! Saudações ciclísticas! Vamos a algumas dicas que pensei e pesquisei sobre comportamento na bicicleta quando está chovendo. Vejam o que acham, opinam, corrijam, sugiram e acrescentem à vontade!

Roupa - Capas de chuva leves são boas companheiras, ou casacos impermeáveis. Uma alternativa é colocar sacos plásticos em volta dos tênis ou sapatos. Vai sair e percebeu que rola uma possibilidade de chover, previna-se. Ponha essas coisas de chuva na mochila e saia pedalando. Você não é de açúcar e não precisa apelar para o carro, o ônibus ou o metrô só por causa de umas gotinhas que virão do céu!

Paralamas - Essa dica eu não gosto muito não, mas é recomendável. Particularmente, acho paralamas feios e meio bregas. Prefiro pagar o preço de levar água na cara, do próprio pneu dianteiro, ou nas costas, do pneu traseiro. Mas isso é questão de gosto, o seu não precisa ser como o meu, certo?

Lanternas - Na frente e atrás, e disso já falei muito no post anterior. Essa eu tirei de um site sobre segurança no trânsito, juro que não sou eu que tô dizendo: "Ser visível na chuva pode fazer uma diferença enorme. Certifique-se que sua bicileta esteja visível para outros veículos".

Freios - Não precisava lembrar, mas sempre vale a pena: na pista molhada, a frenagem ocorre em tempo maior. Ou seja, a gente tem que acionar o freio com mais antecedência, ser mais cauteloso. Nada de ficar muito perto dos carros. E também é bom ficar com as mãos próximas aos freios, para qualquer emergência. Atenção redobrada. Se estiver em rua de declive, descida, vá apertando e soltando o freio suavemente, para evitar algo mais brusco que possa fazer o pneu deslizar.

Poças - Cuidado com elas, evite-as ao máximo. São traiçoeiras. Às vezes escondem buracos. E em cidades como a minha (Rio de Janeiro), buracos são companhias constantes, embora bastante desagradáveis.

Os carros - A gente na bike está com menos visibilidade, menos aderência e bem menos facilidades para pedalar. Lembre-se que nos carros acontece a mesma coisa. Os motoristas estão com mais dificuldades para perceber suas laterais, principalmente. Preste muita atenção nos carros, bem mais do que o normal. Se no tempo seco é preciso antecipar o que motoristas vão fazer, imagine na chuva...

Prudência - Pedale mais devagar. Seja mais careta mesmo. Não arrisque, não dispute espaço. Com chuva manter o equilíbrio é sempre mais complicado e qualquer deslize pode levar a gente ao chão. É assim que faço: na chuva ando bem tranquilão. Atento paca, mas tranquilão.

Equipamento - Capacete, capacete, capacete. Bicicleta em bom estado.

Limpeza - Encarou a chuva, passou por ela e tomou seu banho? Então assim que puder, cuide da magrelinha.

Reportagem de Luiz Filipe Barboza ( O Globo, 31.3.2011)