Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Trânsito: as dores do mundo

Você já chegou a trabalhar mais para passar menos tempo no trânsito?

Fato: o trânsito nas grandes capitais do mundo está se tornando um pesadelo. Porém, pouco se sabe sobre os efeitos desse trânsito naqueles que param suas vidas por ele. Por isso, a IBM resolveu investigar o problema a partir do ponto de vista do motorista. A pesquisa Commuter Pain 2010 entrevistou 8.192 pessoas em 20 cidades ao redor do mundo, ao longo de dois anos.

A pesquisa veio na hora certa. 49% dos motoristas das 20 cidades acham que o trânsito piorou nos últimos três anos, sendo que 18% sentem que piorou muito. São Paulo foi identificada como uma das 7 cidades mais problemáticas, com 61% da população entrevistada dizendo que o trânsito piorou relativamente ou excessivamente nesse período. Além disso, descobrimos que:
57% dos entrevistados disseram que os congestionamentos já representaram problemas para sua saúde;
30% relatou aumento do estresse e 27% aumento da irritação no trânsito;
29% afirmaram que o trânsito havia prejudicado seu desempenho no trabalho ou na escola; e em média, 38% já tiveram que cancelar uma viagem planejada devido ao trânsito. Em São Paulo, esse número sobe para 45%.

Se você pensar no trânsito não apenas como uma fila de carros, mas como uma rede de conexões – entre nossas redes de transportes e nossas cadeias de suprimento, meio ambiente, empresas e, de fato, o modo como as pessoas vivem e trabalham – os efeitos são incalculáveis. Diante do crescente número de carros, particularmente nas economias emergentes do mundo, as soluções tradicionais para o problema do trânsito - construir estradas ou alargá-las – provavelmente não farão muita diferença.

Fonte: IBM (Giulia de Marchi Silva).

[Marcio]