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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Barcelona, uma inspiração para o Rio

Quando fazia turismo pela Europa, Deborah também optava pela bike
A publicitária e jornalista Deborah Serra, 34 anos, voltou recentemente de uma temporada de 4 anos na Espanha, onde concluiu o Mestrado e iniciou o Doutorado em redes sociais na Universidade Autônoma de Barcelona. Lá, ela adquiriu um hábito saudável: andar de bicicleta. Mesmo quando ia para outras cidades da Europa como Amsterdam, ela também optava pela bike. O Projeto 1 Carro a Menos fez uma entrevista com Deborah para ela contar um pouquinho de sua experiência em Barcelona, cidade que serve de inspiração para o Rio, desde que sediou as Olimpíadas de 1992.


1 Carro a Menos: Em Barcelona, é muito mais fácil se locomover de bicicleta do que no Rio? Por quê?
Deborah: Bastante mais fácil. Primeiro, pela própria geografia da cidade, que é bem menor e mais plana do que o Rio. Depois, pela questão da segurança. Você pode andar à noite e em lugares mais desertos sem medo de ser assaltada. Além disso, há ciclovias cortando quase toda a cidade e o trânsito é mais tranquilo. Vale ressaltar que há o Bicing, o sistema de transporte por bicicleta da prefeitura. Ou seja, mesmo que você não tenha uma bicicleta própria, pode usar esse sistema.

1 Carro a Menos:Você sentia mais segurança lá para andar de bicicleta?
Deborah: Sem dúvida, pelos motivos que expus antes. No entanto, também há muitos casos de furtos de bicicletas estacionadas.

1 Carro a Menos: Aqui, no Rio, você poderia usar a bicicleta como meio de transporte (casa - trabalho)?
Deborah: Aqui, depende. Se você mora e trabalha perto da orla, sim. Mas se para ir da casa ao trabalho é necessário pegar uma via expressa, não. Além disso, como disse antes, as distâncias são maiores.

1 Carro a Menos: Qual era sua rotina de bicicleta lá, em Barcelona?
Deborah: Eu ia de bicicleta para todos os lugares, na maioria das vezes, usando o Bicing, pela comodidade de poder ir aos lugares de bicicleta e poder usar outro meio de transporte para a volta. Explico: a cidade fica entre o mar e a montanha. Então você pode descer para a parte baixa, da praia, em Bicing, e voltar de metrô, por exemplo, se não quiser fazer o esforço de subir pedalando. A parte chata é que todos pensam assim, então muitas vezes não há lugar para estacionar a Bicing nas estações que ficam na parte baixa da cidade. Tirando isso, se locomover em bicicleta compensa muito. Para se ter uma idéia, eu demorava 45 minutos para chegar ao trabalho de metrô e uns 25 de bicicleta.

1 Carro a Menos: Como você se sentia ao ir de bicicleta para o trabalho?
Deborah: Me sentia ótima! Aproveitando o tempo da locomoção para curtir a cidade e fazer exercícios.

1 Carro a Menos: Você acha que o Rio um dia pode chegar perto de Barcelona, em se tratando de locomoção com bikes?
Deborah: Acredito que muita coisa pode melhorar, mas é claro que o Rio é uma cidade de um porte muito maior do que Barcelona e tem morros por todas as partes. Assim mesmo, acho que se pode planejar mais ciclovias, principalmente nas vias expressas.