Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um minuto por mais mobilidade

A procura por meios de transportes menos poluentes e capazes de dar mais mobilidade às pessoas vem crescendo em todo o mundo. Nos EUA, uma iniciativa tem chamado atenção especial. Criado por um grupo de advogados de Chicago, o Projeto Give a Minute (Pare um minuto, em tradução livre) pretende estimular o debate sobre alternativas de transporte eficazes e ecologicamente corretos.

Com a pergunta “Chicago, o que te faz caminhar, pedalar e usar o transporte público mais vezes”, os organizadores pretendem unir pessoas interessadas em melhorar o tráfego na cidade, com um ganho em qualidade de vida. As respostas são publicadas no site do projeto.

Atualmente, as sugestões mais freqüentes são a criação de rotas somente para bicicletas, a manutenção de vias mais limpas e um horário mais rigoroso para os transportes públicos, diminuindo o índice de atrasos.

O sucesso da iniciativa é tão grande que os organizadores vão implementar o projeto também em Nova York, Memphis e San Jose. Mas a ideia é que o debate contamine outros países também.

E você, o que te faz caminhar, pedalar ou usar mais frequentemente um transporte público? Deixei sua opinião na página do Projeto 1 Carro a Menos no Facebook.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aniversário sobre duas rodas

Nesta terça-feira, a cidade de São Paulo completa 457 anos. Para comemorar a data, uma festa em duas rodas. Pela segunda vez, a capital paulista realiza a Bike Tour São Paulo. Com cerca de 7 mil participantes, o evento tem por objetivo defender uma melhor qualidade de vida para os moradores dessa que é uma das maiores metrópoles brasileiras.

Como diferencial, essa edição contará com a participação de cem pessoas deficientes visuais e físicos. Os participantes vão percorrer 10 km por um itinerário que tem início na Ponte Octávio Frias de Oliveira (ponte estaiada), segue pela Marginal Pinheiros, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, Ponte Cidade Universitária, Rua Alvarenga, Avenida Afrânio Peixoto, e termina com a chegada instalada na Rua Professor Mello Morais, Junto á Portaria 14 “velódromo” na USP.

Para participar, basta pagar a inscrição de R$180, que dá direito a todo o equipamento necessário para o passeio, incluindo bicicleta e capacete, além do dorsal, mochila, camiseta, medalha. Quem concluir o percurso, vai levar para casa o diploma de participação.

Organizado com a colaboração de diversas empresas e entidades – como o Grupo Bradesco, EDP, Sabesp, TV Globo, Shopping Morumbi, Hospital São Luiz, Caloi, Brasil Econômico, Marca Campeão e Editora Globo-, o Bike Tour São Paulo foi realizado pela primeira vez na cidade em 2009. Seu sucesso foi tão grande que acabou gerando eventos paralelos e vem sensibilizando milhares de pessoas a adotar a bicicleta como meio de transporte não poluente.