Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um minuto por mais mobilidade

A procura por meios de transportes menos poluentes e capazes de dar mais mobilidade às pessoas vem crescendo em todo o mundo. Nos EUA, uma iniciativa tem chamado atenção especial. Criado por um grupo de advogados de Chicago, o Projeto Give a Minute (Pare um minuto, em tradução livre) pretende estimular o debate sobre alternativas de transporte eficazes e ecologicamente corretos.

Com a pergunta “Chicago, o que te faz caminhar, pedalar e usar o transporte público mais vezes”, os organizadores pretendem unir pessoas interessadas em melhorar o tráfego na cidade, com um ganho em qualidade de vida. As respostas são publicadas no site do projeto.

Atualmente, as sugestões mais freqüentes são a criação de rotas somente para bicicletas, a manutenção de vias mais limpas e um horário mais rigoroso para os transportes públicos, diminuindo o índice de atrasos.

O sucesso da iniciativa é tão grande que os organizadores vão implementar o projeto também em Nova York, Memphis e San Jose. Mas a ideia é que o debate contamine outros países também.

E você, o que te faz caminhar, pedalar ou usar mais frequentemente um transporte público? Deixei sua opinião na página do Projeto 1 Carro a Menos no Facebook.

Nenhum comentário: