Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Magrelas pela Educação

Andar de bicicleta não traz benefícios apenas para o Meio Ambiente. A popular “magrela” está prestes a se tornar a ferramenta de pontapé inicial que deixará a Educação mais acessível para milhares de crianças em todo o Brasil.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FND) anunciou este mês a adoção de “bicicletas escolares”. Elas serão distribuídas a crianças que moram longe das escolas e que, muitas vezes, precisam acordar de madrugada e andar quilômetros a pé para estudar.

“A bicicleta vai servir para aqueles que moram em localidades aonde os veículos rodoviários não chegam, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas”, afirma o coordenador geral de transporte escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza.

Além de diminuir a distância da sala de aula, Souza ressalta que a medida vai promover a realização de uma atividade física saudável. Segundo ele, a bicicleta escolar tem especificações que lhe garantem resistência maior que a das bicicletas comuns, como o quadro reforçado.

Para implementar o projeto, o fundo está promovendo registro de preços para a compra de bicicletas escolares de aros 20 e 26, por meio do programa Caminho da Escola. Segundo o Ministério da Educação, os protótipos das bicicletas já foram testados nas cinco regiões do Brasil e tiveram avaliações positivas de pais e alunos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Transporte público: opção eficaz e segura

Em períodos de chuvas frequentes, uma alternativa segura e eficaz para manter o cotidiano normal é a utilização de transportes públicos, como os önibus e o metrô. Operando de maneira regular e com um grande alcance, a rede de transportes coletivos tem sido fortemente indicada como opção mais adequada para driblar possíveis engarrafamentos e incidentes fatais.           

Em São Paulo, onde as chuvas provocaram grandes inundações e deixaram centenas desabrigados, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicou o metrô como a melhor alternativa de locomo;ão.  Segundo o diretor do órgão, Eduardo Macabeli, a malha metroviária garante ao usuário chegar ao trabalho sem atrasos e de maneira segura.

Para os que não têm o metrô como alternativa, a melhor escolha são os ônibus.  Além de terem um itinerário fixo e funcionarem ininterruptamente, os veículos ainda trazem a vantagem de serem mais seguros em caso de tempestades e alagamentos. Por serem mais pesados, são difíceis de ser levados pelas águas. Outra vantagem para a segurança é apresentarem uma carroceria alta, dificultando a entrada da água em seu interior.

Para saber mais sobre o assunto e dar sua opinião, entre na página do Facebook do Projeto 1 Carro a Menos.