Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Magrelas pela Educação

Andar de bicicleta não traz benefícios apenas para o Meio Ambiente. A popular “magrela” está prestes a se tornar a ferramenta de pontapé inicial que deixará a Educação mais acessível para milhares de crianças em todo o Brasil.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FND) anunciou este mês a adoção de “bicicletas escolares”. Elas serão distribuídas a crianças que moram longe das escolas e que, muitas vezes, precisam acordar de madrugada e andar quilômetros a pé para estudar.

“A bicicleta vai servir para aqueles que moram em localidades aonde os veículos rodoviários não chegam, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas”, afirma o coordenador geral de transporte escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza.

Além de diminuir a distância da sala de aula, Souza ressalta que a medida vai promover a realização de uma atividade física saudável. Segundo ele, a bicicleta escolar tem especificações que lhe garantem resistência maior que a das bicicletas comuns, como o quadro reforçado.

Para implementar o projeto, o fundo está promovendo registro de preços para a compra de bicicletas escolares de aros 20 e 26, por meio do programa Caminho da Escola. Segundo o Ministério da Educação, os protótipos das bicicletas já foram testados nas cinco regiões do Brasil e tiveram avaliações positivas de pais e alunos.

Nenhum comentário: