Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PAZ PARA O RIO E SUAS BELEZAS




Nós, integrantes do projeto 1 Carro a Menos, estamos na torcida para que a paz vença na Cidade Maravilhosa. Temos certeza de que os cariocas e os amantes de suas belezas naturais poderão muito em breve voltar a circular livremente, sem medo, e com segurança.

Acreditamos que logo, logo voltaremos à rotina. Poderemos andar de bicicleta, a pé, de patins, nos ônibus a qualquer hora, para qualquer lugar.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carona Universitária completa cinco meses



Fábio e Thiago são os criadores do site CarUni (Foto: Arquivo pessoal)

Carona solidária (em inglês: Carpool ou Carpooling) é o uso compatilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, durante a hora do rush ou para algum trajeto específico. Em São Paulo, há o rodízio obrigatório e foi instituído pela Lei Municipal 12.490 de 3 de outubro de 1997. Apesar da iniciativa, o problema do trânsito na metrópole continua sufocante. Mas já foi um começo...
Espontânea ou compulsória, a carona tem como vantagens a economia das despesas de viagem, a contribuição para a redução dos congestionamentos e a diminuição da poluição do ar - consequentemente, menos gases do efeito estufa são lançados na atmosfera.

Há cinco meses, o projeto Carona Universitária foi desenvolvido por dois estudantes de Engenharia de Computação e Informação da UFRJ, Fábio Fonseca e Thiago Carvalho, com o objetivo de facilitar a procura e a oferta de caronas nas universidades. Eles já comemoram mais de 1.000 usuários e o cadastro de mais de 3.000 viagens.

A ideia surgiu durante uma aula da disciplina de Gestão da Inovação e virou tema do trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pela professora Claudia Werner do Laboratório de Reutilização de Software da UFRJ.

O site provê um sistema gerenciador de caronas, onde estudantes e professores universitários podem oferecer e/ou solicitar caronas de uma maneira mais rápida e fácil. Para isso, os universitários desenvolveram um sistema de busca para se achar a carona mais apropriada para cada usuário.

A proposta da carona universitária não é novidade, mas o site tenta corrigir falhas encontradas em tentativas de outras universidades, como centrais telefônicas, grupos de e-mails ou comunidades em sites de relacionamento. De acordo com os organizadores do site, a vantagem desta vez é a segurança. No CarUni só se cadastra quem tem um e-mail oficial da UFRJ, isto é: somente estudantes, professores e funcionários da universidade podem utilizar o sistema. No cadastro, o usuário informa o horário em que sai de casa ou da faculdade. Fábio e Thiago ressaltam que o destino de ida e a origem da volta são, necessariamente, um dos campus da UFRJ.

Bem-humorados, os estudantes criaram ainda as regras de etiqueta para um bom convívio entre passageiros e motoristas. São elas:

- sempre que for fumar, pergunte aos demais passageiros se eles não se incomodam;

- evite comer lanches dentro do carro para não sujá-lo;

- não coloque sons muito altos dentro do veículo;

- não mexa no que não é seu se não for autorizado, seja ar-condicionado, espelho, regulagem de banco, porta-luvas e etc;