Fábio e Thiago são os criadores do site CarUni (Foto: Arquivo pessoal) |
Carona solidária (em inglês: Carpool ou Carpooling) é o uso compatilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, durante a hora do rush ou para algum trajeto específico. Em São Paulo, há o rodízio obrigatório e foi instituído pela Lei Municipal 12.490 de 3 de outubro de 1997. Apesar da iniciativa, o problema do trânsito na metrópole continua sufocante. Mas já foi um começo...
Espontânea ou compulsória, a carona tem como vantagens a economia das despesas de viagem, a contribuição para a redução dos congestionamentos e a diminuição da poluição do ar - consequentemente, menos gases do efeito estufa são lançados na atmosfera.
Há cinco meses, o projeto Carona Universitária foi desenvolvido por dois estudantes de Engenharia de Computação e Informação da UFRJ, Fábio Fonseca e Thiago Carvalho, com o objetivo de facilitar a procura e a oferta de caronas nas universidades. Eles já comemoram mais de 1.000 usuários e o cadastro de mais de 3.000 viagens.
A ideia surgiu durante uma aula da disciplina de Gestão da Inovação e virou tema do trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pela professora Claudia Werner do Laboratório de Reutilização de Software da UFRJ.
O site provê um sistema gerenciador de caronas, onde estudantes e professores universitários podem oferecer e/ou solicitar caronas de uma maneira mais rápida e fácil. Para isso, os universitários desenvolveram um sistema de busca para se achar a carona mais apropriada para cada usuário.
A proposta da carona universitária não é novidade, mas o site tenta corrigir falhas encontradas em tentativas de outras universidades, como centrais telefônicas, grupos de e-mails ou comunidades em sites de relacionamento. De acordo com os organizadores do site, a vantagem desta vez é a segurança. No CarUni só se cadastra quem tem um e-mail oficial da UFRJ, isto é: somente estudantes, professores e funcionários da universidade podem utilizar o sistema. No cadastro, o usuário informa o horário em que sai de casa ou da faculdade. Fábio e Thiago ressaltam que o destino de ida e a origem da volta são, necessariamente, um dos campus da UFRJ.
Bem-humorados, os estudantes criaram ainda as regras de etiqueta para um bom convívio entre passageiros e motoristas. São elas:
- sempre que for fumar, pergunte aos demais passageiros se eles não se incomodam;
- evite comer lanches dentro do carro para não sujá-lo;
- não coloque sons muito altos dentro do veículo;
- não mexa no que não é seu se não for autorizado, seja ar-condicionado, espelho, regulagem de banco, porta-luvas e etc;
Espontânea ou compulsória, a carona tem como vantagens a economia das despesas de viagem, a contribuição para a redução dos congestionamentos e a diminuição da poluição do ar - consequentemente, menos gases do efeito estufa são lançados na atmosfera.
Há cinco meses, o projeto Carona Universitária foi desenvolvido por dois estudantes de Engenharia de Computação e Informação da UFRJ, Fábio Fonseca e Thiago Carvalho, com o objetivo de facilitar a procura e a oferta de caronas nas universidades. Eles já comemoram mais de 1.000 usuários e o cadastro de mais de 3.000 viagens.
A ideia surgiu durante uma aula da disciplina de Gestão da Inovação e virou tema do trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pela professora Claudia Werner do Laboratório de Reutilização de Software da UFRJ.
O site provê um sistema gerenciador de caronas, onde estudantes e professores universitários podem oferecer e/ou solicitar caronas de uma maneira mais rápida e fácil. Para isso, os universitários desenvolveram um sistema de busca para se achar a carona mais apropriada para cada usuário.
A proposta da carona universitária não é novidade, mas o site tenta corrigir falhas encontradas em tentativas de outras universidades, como centrais telefônicas, grupos de e-mails ou comunidades em sites de relacionamento. De acordo com os organizadores do site, a vantagem desta vez é a segurança. No CarUni só se cadastra quem tem um e-mail oficial da UFRJ, isto é: somente estudantes, professores e funcionários da universidade podem utilizar o sistema. No cadastro, o usuário informa o horário em que sai de casa ou da faculdade. Fábio e Thiago ressaltam que o destino de ida e a origem da volta são, necessariamente, um dos campus da UFRJ.
Bem-humorados, os estudantes criaram ainda as regras de etiqueta para um bom convívio entre passageiros e motoristas. São elas:
- sempre que for fumar, pergunte aos demais passageiros se eles não se incomodam;
- evite comer lanches dentro do carro para não sujá-lo;
- não coloque sons muito altos dentro do veículo;
- não mexa no que não é seu se não for autorizado, seja ar-condicionado, espelho, regulagem de banco, porta-luvas e etc;
Nenhum comentário:
Postar um comentário