Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Zipcar: o uso consciente dos carros


Zipcar é uma empresa que aluga automóveis por hora ou dia. Ela foi fundada em 2000, em Cambridge, Massachusetts, pelos residentes Robin Chase e Antje Danielson.
Em 2009, Zipcar se tornou o maior serviço de compartilhamento de carros do mundo, atuando em 49 cidades dos Estados Unidos, em Vancouver, Toronto e em Londres.
Os usuários, chamados "zipsters", podem visualizar a disponibilidade do veículo e reservá-lo no auto-atendimento via Internet, iPhone ou pelo telefone. O aluguel pode ser feito pelo período de uma hora a 1 dia e os carros devem ser pegos e devolvidos no mesmo local.
O preço pago pela reserva inclui seguro, combustível, manutenção e lavagem do carro. Um membro pode reservar e usar um veículo Zipcar em qualquer cidade Zipcar. A ideia é justamente fazer com que as pessoas deixem de ter o seu carro próprio a apostem no compartilhamento e no uso do veículo de passeio apenas no momento em que é necessário. Isso faz com que a quantidade de carros nas ruas diminua e, consequentemente, a poluição e os congestionamentos também.
Assista à palestra de Robin Chase no TED. Se quiser, selecione a opção de legenda em português.