Após o sucesso do serviço das bicicletas de aluguel, a prefeitura de Paris anunciou recentemente o Autolib, sistema que colocará à disposição dos motoristas milhares de carros elétricos, um projeto que pretende melhorar a oferta de transporte e diminuir a poluição na capital francesa. Para usar o sistema, o motorista precisará fazer uma assinatura que pode ser anual, mensal ou apenas para um dia de uso.
O objetivo é fazer com que os parisienses troquem o veículo próprio pelo serviço. "Na cidade do século XXI, nós podemos, às vezes, precisar utilizar um carro sem, necessariamente, ter um", afirmou o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, que disse esperar que o serviço seja uma "revolução e inspire outras metrópoles mundiais".
O urbanista Antonio Duarte, presidente da associação Grand Paris, que debate o futuro da metrópole parisiense, aposta no serviço como uma grande vantagem para o cidadão que não precisa de um veículo todos os dias.
"O custo de um carro 365 dias por ano é muito alto, principalmente em Paris. Além do preço de compra, existem os impostos, a manutenção, o estacionamento, etc. Se voce só precisa usar o carro de vez em quanto, o Autolib vai custar muito mais barato", calcula Duarte.
O Autolib é baseado no mesmo sistema do Velib, que há três anos oferece aluguel de bicicletas em Paris e seus arredores. Será necessário apenas uma carteira de motorista para, por exemplo, retirar um carro no bairro central de Saint-Germain de Près e entregá-lo, minutos depois, em Montmatre, no norte da cidade.