Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Depoimento de uma moradora do Recreio



Eu, Daniela, estou morando no Recreio há um ano depois de uma temporada em SP, e uma das boas surpresas que tive logo ao chegar foi descobrir um bairro bem amigo dos ciclistas. Quase todos os pontos comerciais têm bicicletário na porta, e as ruas planas e pouco movimentadas são perfeitas pra pedalar. Eu (que passei a temporada em São Paulo pedalando só nos parques, com medo de encarar o trânsito) tenho resolvido as coisas do dia-a-dia na minha bike - banco, correios, papelaria, praia, mercado, dentro do bairro é tudo de bicicleta. É uma pena que não dê para arriscar trajetos mais longos, porque (como no Rio de forma geral) faltam ciclovias mais "utilitárias" e que não atendam só ao lazer à beira-mar. Quando trabalhei na Barra da Tijuca eu fiz planos de ir até lá pedalando, mas a infraestrutura não ajuda: pela Av. das Américas o longo trecho sem ciclovia, sem calçadas ou sequer acostamentos entre o Condomínio Pedra de Itaúna e o Barrashopping afugenta os ciclistas por causa do trânsito pesado (infelizmente eu já vi acidentes envolvendo bicicletas neste 1 ano passando ali regularmente), e embora a ciclovia da praia siga sem interrupções desde a Macumba até o Pepê, o trecho que passa pela Praia da Reserva não tem sinalização ou iluminação, e a pista abaixo do nível dos carros e escondida pela vegetação em boa parte do trajeto põe em risco a segurança de quem pedala por ali.


As minhas duas filhas se empolgaram com a campanha do "1 Carro a Menos" e também e quiseram adesivar e fotografar as suas bicicletas. A maior, de 9, está começando a aderir à bike como transporte para ir à escola e à pracinha. A menor (de 4) também é bicicleteira - já aposentou as rodinhas na sua aro 16, e pros trajetos que ainda não consegue acompanhar ela tem lugar garantido na cadeirinha da minha garupa.
Mudamos pra cá sem carro e está nos planos voltar a ter um, mas com ou sem carro o lugar que as bicicletas conquistaram na nossa rotina certamente não vai mudar!

[Daniela Dias]

Um comentário:

Lívia disse...

Hehehe, a Dani é minha amiga, tenho orgulho dela! :-D