Menos congestionamentos, menos estresse, menos sedentarismo, menos danos ao meio ambiente.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reciclando e pedalando

Todos os anos, os americanos compram 22 milhões de novas bicicletas e deixam de lado milhões delas, abandonando-as em porões, galpões e garagens. No entanto, pessoas carentes de outros países precisam deste meio de transporte barato e não poluente para conseguir emprego, fazer compras, se locomover, chegar à escola e ao trabalho. A Organização Não Governamental americana Pedais para o Progresso já coletou, reformou e enviou mais de 126 mil bicicletas de segunda mão para 32 países do Terceiro Mundo. As bicicletas são vendidas a preços bem populares e acessíveis.
O ONG faz o mesmo trabalho com máquinas de costura: mil delas já chegaram a países em desenvolvimento.

David Schweidenback, presidente e fundador da organização, já se tornou uma celebridade nos Estados Unidos, depois de 19 anos reciclando e distribuindo bicicletas usadas.

- Bicicletas consideradas velhas podem transformar a condição social e econômica de famílias carentes. Elas dão acesso a trabalho, saúde e educação, algo impossível de conseguir andando a pé - disse David, numa entrevista, à rede americana de TV CNN.

As sementes dos Pedais para o Progresso (em inglês, Pedals for Progress) foram plantadas quando Dave prestou serviço voluntário no Equador entre os anos de 1977 e 1980.

- Com exceção dos passageiros de um único ônibus que vinha da cidade e de um homem que tinha uma pick-up, todo mundo andava a pé para todos os lugares - lembrou

Dave recorda que conheceu um homem que era o mais bem-sucedido da região porque tinha a única bicicleta num raio de 800 km.

-Ele tinha acesso ao que precisava e podia ir ao trabalho
Retornando aos Estados Unidos, Dave perguntou aos amigos e vizinhos se poderiam doar 12 bicicletas usadas para o Equador. À época, o americano se surpreendeu: conseguiu 140 doações. Depois da experiência gratificante, fundou os Pedais para o Progresso.
De lá para cá, o empreendimento cresceu. Schweidenback organiza 140 envios de carregamentos de bicicletas usadas e reformadas para países do Terceiro Mundo por ano, e em média coleta 90 bicicletas em três horas. No seu final destino, cada bicicleta é vendida por R$25.

Nos lugarejos mais humildes, o que se vê é o uso criativo e ecológico das bicicletas, que são transformadas em carrinhos de coletar lixo, carroças, cadeiras de rodas ou em táxis turísticos.

O link do Pedals for Progress é http://www.p4p.org/

(Adriana)

Nenhum comentário: